PATRIARCA DE LISBOA DESAFIA-NOS A UM NOVO DINAMISMO

30 09 2010

Estamos a iniciar novo Ano Apostólico. Após o descanso do Verão retomamos as nossas diversas actividades.

O nosso Bispo, escreve-nos uma Mensagem que nos chama à acção: Nova Evangelização, nova no seu ardor, nos seus métodos e nas suas expressões. Consiste em a Igreja tomar consciência vivencial de que o único evangelizador é Jesus Cristo. Ele é a Palavra. Que a Igreja assuma concretamente um novo compromisso missionário, retomando o ardor sobrenatural e a sua força carismática, força da Fé vivida, como amor a Jesus Cristo.

Isto implica acolher e absorver o Evangelho como Palavra de Jesus; a oração como fonte da Fé, da Esperança e da Caridade, que faz mergulhar no mistério da Igreja; a Caridade vivida e experimentada no amor dos irmãos, “o mais maravilhoso fruto do Espírito Santo”; evangelização e conversão, uma modificação profunda dos modos de ver e do coração; e a experiência da salvação em Igreja.

Destaca uma nova pedagogia e um dinamismo espiritual, mas “não espiritualista”, porque os espiritualismos podem incorrer na tentação de fuga à realidade.

Pretende que os cristãos evangelizadores manifestem Jesus e o seu Evangelho apaixonadamente, imprimindo a marca de Jesus na vida concreta de todos os dias.

O Patriarca com esta Carta pretende partir para uma “Pedagogia para uma nova evangelização”:

– para uma maneira nova de ser padre;

– para uma pedagogia da oração;

– para um amor à Igreja.

Para isto os Movimentos são interpelados para que não se fiquem num conjunto de actividades programadas, “mas em que os seus agentes não estão transformados pela fidelidade a Jesus Cristo, no amor”. Acolhamos esta Carta Pastoral como um grande desafio a um novo dinamismo.


Ações

Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: