PROJECTO “IGREJA SOLIDÁRIA”

27 04 2009

Em cada Paróquia um Grupo de Acção Social.

O Cardeal Patriarca, na 6ª feira passada, dia 17, convocou, para o Centro  Diocesano de Espiritualidade, os Párocos, levando cada um consigo um leigo, para um Encontro sobre a acção sócio-caritativa como resposta à crise. Fez a apresentação e debate dum Projecto “Igreja Solidária“; para reforçar a capacidade da Igreja Diocesana dar resposta às novas situações da crise. Estamos conscientes de que a actual crise económico-financeira está a gerar graves situações sociais. Porém, também devemos estar conscientes de que a crise financeira é uma crise da sociedade que pôs o dinheiro acima de tudo: dinheiro por cima do amor, da vida em comunidade e da sustentabilidade do nosso planeta. Promoveu-se o consumo e agora abandonam-se milhões de consumidores na ratoeira das suas dívidas. Valorizou-se mais os lucros do capital, mais do que o direito à habitação, à educação e à saúde. Por meio de taxas de juros, comerciantes de dinheiro sem escrúpulos, aí estão hoje condenados por milhões de pessoas – roubadas do seu dinheiro, das suas reformas, das suas casas e do seu futuro. Geraram uma trágica crise do sistema financeiro mundial.  Uma vez que o sistema faliu, não há que remendar. Há que criar outras instituições, com novos objectivos, novos meios, novas regras que respeitem a dignidade das pessoas e dos povos.

Neste encontro afirmou-se que esta falência do sistema foi gerada pela ganância: “a avidez excessiva do lucro e a sede do poder…a qualquer preço” (SRS 37).Temos de mudar. Temos de mudar o estilo de vida – mudar é preciso, escrevia-vos eu em Fevereiro, no Farol 25. Perante as falências financeiras, encerramento de empresas às centenas, consequente aumento do desemprego e da fome, o Sr Patriarca com o Departamento da Pastoral Sócio-Caritativa, apresentou, à apreciação, o Projecto “Igreja Solidária“. Em vez de lamentações temos de arregaçar as mangas e meter mãos ao trabalho. Esta crise é uma oportunidade para mudarmos de estilo de vida. Temos de mudar hábitos culturais e cultuais, quer dizer que se estávamos habituados a comprar coisas de marca, temos de o deixar de fazer e em vez de trocarmos de coisas (por ex., carro, fatos, etc…) tão repetidamente, temos de o fazer, só quando, já estiverem gastas. Não podemos fazer todas as vontades aos meninos, alimentando facilitismos aos filhos, mas há que dar-lhes referências do bem comum, da fraternidade, da justiça, do respeito e da verdade…dos valores que dignificam as pessoas e a sociedade.

Com o Projecto, as Paróquias devem estimular a criação de respostas imediatas.  Para isso todas as Paróquias devem ter Grupos de Acção Social. São eles que  proporcionam o primeiro conhecimento. Cabe-lhes fazer um levantamento das situações, especialmente as da pobreza envergonhada que exige muita delicadeza e discrição e o primeiro contacto com os «casos sociais»;é a partir deles que se efectua o  primeiro apoio; eles são mediadores junto de outras entidades; e são também eles que efectuam o acompanhamento de cada «caso» até se alcançar uma solução satisfatória. Através deles, os cristãos, à semelhança do «Bom Samaritano»,  podem realmente ser «próximos» de quem precisa.

P. Batalha


Ações

Information

Uma resposta

24 06 2009
valeria afonso

Exmos senhores,

Somos uma entidade formadora, com larga experiência de formação e com parcerias com o centro de emprego do Sector terciário em Lisboa.
Temos neste momento em oferta formativa , um curso de “Técnico de Qualidade”, para jovens dos 15 aos 25 anos, com o 9º ano de escolaridade, esta formação subsidia os jovens com a atribuição de uma bolsa de formação, subsídio de transporte e alimentação.
Gostariamos de um contacto através do qual fosse possível o encaminhamento de jovens , nas condições descritas.

Muito obrigada

Deixe um comentário