LEVANTA-TE E ACTUA

11 12 2008

carimboEm tempo de crise, as desigualdades e as injustiças são ainda mais gritantes e interpelantes. Cristãos de todo o mundo, a acção católica em particular, não podem ver e ouvir e… não fazer nada!. É preciso agir… LEVANTA-TE E ACTUA!

Algumas das INICIATIVAS e DOCUMENTAÇÃO para Reflexão nos grupos e Preparação de ACÇÕES CONCRETAS nas nossas comunidades:

Em Setembro de 2000, chefes de Estado e de Governo de 189 países, Incluindo Portugal, reuniram-se nas Nações Unidas. Ali assinaram a Declaração do Milénio, comprometendo-se a lutar contra a pobreza e fome, a desigualdade de género, a degradação ambiental e o vírus do VIH/SIDA. Assumiram ainda o compromisso de melhorar o acesso à educação, a cuidados de saúde e a água potável.

Para avaliar o cumprimento daquele compromisso, estabeleceram 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), a alcançar até 2015:

  1. Erradicar a pobreza extrema e a fome
  2. Alcançar a educação primária universal
  3. Promover a igualdade de género e capacitar as mulheres
  4. Reduzir a mortalidade infantil
  5. Melhorar a saúde materna
  6. Combater o VIH/SIDA, a Malária e outras doenças graves
  7. Assegurar a sunstentabilidade ambiental
  8. Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento

Integrada na campanha global contra a pobreza e a favor dos Objectivos do Milénio, “Levanta-te e actua“, foi entregue ao Governo, no dia 16 de Outubro, às 12.00 h, na Residência Oficial do Primeiro Ministro em S. Bento (Notícia Ecclesia) uma CARTA ABERTA CONTRA A POBREZA E A DESIGUALDADE.  No dia 17 de Outubro, entre as 10:00 e 12:00 h, foi também entregue a todos os partidos na Assembleia da República (Comunicado) (Notícia Ecclesia).

Esta iniciativa também se integra no Desafio MIQUEIAS é uma campanha internacional para mobilizar os cristãos a favor das comunidades pobres e socialmente excluídas e para influenciar os líderes das nações a cumprir as promessas públicas, de forma a alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e reduzir a pobreza extrema para metade até 2015.

Pobreza Zero! 8 Objectivos do Milénio e As contradições do nosso ‘mundo civilizado’

“Batata Quente” – Nações Unidas – Objectivo 2015



Ações

Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: