RECOMEÇAR

20 11 2008

recomecoEstamos a recomeçar. Estamos sempre a recomeçar.

O recomeço é uma forma de ir atrás e pegar naquilo que não ficou tão bem, é olhar com outros olhos, mais amadurecidos, um problema, uma realidade que importa abordar com maior eficácia ou com outra profundidade. Talvez seja por isso que a vida de um grupo, no decorrer da sua inserção no meio, não se repete mas pode aperfeiçoar-se sempre, a partir da experiência anterior.

Serve esta introdução para dizer que, embora os problemas sejam «velhos» e idênticos, eles hoje são diferentes porque requerem respostas também porventura diferentes. O que se mantém é o permanente apelo à acção transformadora do grupo.

O estado de apatia que vemos à nossa volta, a ideia de que «não se consegue mudar nada», o egoísmo que vai teimando em prevalecer, o desrespeito pelo ambiente e pela natureza em geral, o ter mais (sempre o ter acima de tudo), aliados a uma enorme ausência de cidadania, fazem com que continue a ser imprescindível a intervenção do Grupo de Base na realidade deste nosso mundo, com a nossa metodologia de Ver – Julgar- Agir.

Temos que ser massa crítica, à Luz da Doutrina Social da Igreja, à Luz de Cristo com o Seu Evangelho, mas também, por isso mesmo, exemplo, testemunhas. Temos de mudar e ajudar a mudar atitudes e comportamentos.

Tiago

INFORMAÇÃO n.º 264 [PDF]


Ações

Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: